Nos dias 12 e 13 de outubro, a Arte Maconde enriquecerá a Galeria do Centro Cultural Português da Beira. Os visitantes poderão conhecer as esculturas maconde e inclusivamente adquirir peças carregadas de tradição e história.
Os expositores Gabriel Choquia e Charles Malaya darão a conhecer a arte maconde aos visitantes, mostrando as suas peças carregadas de tradição e história.
Gabriel Choquia é escultor makonde, nasceu em 1964, no distrito de Mueda, localidade de Ngapa. Com mais de 25 anos de experiência, possui um sólido conhecimento sobre a elaboração de escultura em pau-preto. Reside na cidade da Beira há 28 anos e tem colaborado com a Casa da Cultura, com universidades e vários escultores locais na disseminação da sua arte.
Charles Malaya é escultor makonde, nasceu em 1944, na Província de Cabo Delgado, distrito de Mueda. Tem mais de 72 anos como escultor de arte makonde, tendo começado a esculpir com 6 anos de idade. Malaya já realizou quatro exposições de arte Makonde na cidade de Maputo e uma outra na cidade de Lichinga.
A Arte Makonde
Tradicionalmente, os Makonde esculpiam objetos domésticos e máscaras. Após a década de 1930, os colonos portugueses e outros missionários chegaram ao planalto Makonde. Imediatamente, mostraram grande interesse e fascínio pelas esculturas em madeira dos Makonde e começaram a encomendar peças diferentes, de religiosos e até de figuras políticas. Após perceber esse interesse, o grupo de escultores makonde decidiu esculpir novas peças usando pau-preto e pau-rosa. Este primeiro contacto com a cultura ocidental pode ser considerado como a introdução do estilo clássico europeu no estilo tradicional Makonde.
Das 09h às 12h e das 13h às 17h30