O Camões - Centro Cultural Português em Maputo apresenta a exposição MUSAMBIQUE, uma mostra coletiva dos artistas portugueses Manuela Pimentel e João Alexandrino (aka JAS). Esta exposição resulta de uma residência artística que o Camões organizou com os dois artistas em maio de 2019, em Maputo e na Ilha de Moçambique. Desde esse momento que Manuela Pimentel & JAS estão a trabalhar em obras inéditas inspiradas em Moçambique que agora apresentam em Maputo, no renovado espaço do Centro Cultural Português.

A exposição MUSAMBIQUE conta com o apoio da Galeria This Is Not A White Cube e especial participação do poeta, dramaturgo e tradutor Daniel Jonas.

Manuela Pimentel nasceu no Porto (Portugal) em 1979. Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto [2003]. O seu trabalho desenvolve-se em diferentes áreas e práticas artísticas como a pintura, o desenho, a cenografia e o vídeo. Foi distinguida com o prémio ESAP do Curso Superior de Artes Plásticas [2004]. Foi distinguida com o 1º prémio de Pintura Servartes – Corpo em expressão [2007]. O seu trabalho está representado em distintas coleções publicas e privadas. Representou Portugal com a Instalação “Iberian Suit: Installation – A Journey of Imagination” no Kennedy Center (Washington D.C., USA) [2015] e na Biennale Internazionale d’Arte, Sant ‘Antioco – (Sardenha, Itália) [2015]; Foi convidada pelo Museu Afro Brasil em São Paulo para integrar na exposição “Barroco Ardente e Sincrético” com curadoria de Emanoel Araújo [2018].  Tem desenvolvido diversos projetos em parceria com outros artistas, destacando as intervenções em Cenografia para Teatro e Cinema. Em 2013 fundou o projeto C A I X A arte contemporânea com o Artista Plástico JAS, onde desenvolvem projetos coletivos e individuais. O seu trabalho tem sido também exibido em outros Países tais como, Brasil [São Paulo / Rio de Janeiro], Estados Unidos [Washington D.C., Itália [Roma / Sardenha]; Moçambique [Maputo]; Espanha [Madrid] entre outros. Expõe individual e coletivamente desde 2001.

O Artista Português João Alexandrino, também conhecido como JAS, nasceu no Porto / Portugal em 1981. O seu trabalho desenvolve-se em diferentes campos e atividades artísticas, como a instalação, a performance, o vídeo, a pintura, cenografia e o desenho. Foi um dos membros fundadores do Espaço INCUBADORA [2002-2007] em Vila Nova de Gaia (Portugal) , onde apresentou instalações permanentes. Atualmente desenvolve vários projetos individuais e em coautoria com outros artistas, tendo o vídeo e o desenho em tempo real como elementos preponderantes no seu trabalho. Em 2013 fundou o projeto C A I X A arte contemporânea com a Artista Plástica Manuela Pimentel. No âmbito de outros projetos, o seu trabalho tem sido também exibido em outros Países tais como, Hamburgo, Rouen [França], Barcelona, Noruega, São Paulo [Brasil], Maputo [África], entre outros. Expõe individual e coletivamente desde 2000. Dirigiu várias curtas metragens e vídeos experimentais.

De segunda a sábado, das 10h00 às 17h00.