
O Centro Cultural Português, Polo da Beira, em parceria com a Associação Jovens da Diferença, organiza no próximo dia 28 de dezembro, com início às 17h30, a Noite Artística de Fim de Ano, com o objetivo de celebrar a arte e, principalmente, reconhecer e valorizar os artistas da cidade da Beira.
A AJD é uma associação sem fins lucrativos, parceira do CCP-Beira, que defende e luta pelos Direitos da Criança e da população da terceira idade em Moçambique, em particular na província de Sofala.
O Programa conta com três tipos de leilão. O Leilão dos Residentes terá como leiloeiros oito artistas que integraram a Residência Artística no CCP-Beira: dois escultores, dois ilustradores, dois artesãos e dois artistas plásticos. O Leilão para Doação objetiva reunir donativos para a compra de uniformes e material escolar para 1000 crianças, em situação de vulnerabilidade, na cidade, e será pregado por cinco associações locais. Por fim, o terceiro e último, será o Leilão dos Artistas da Beira dirigido a cinco residentes que se dediquem à produção de peças de arte, tendo a oportunidade de também participarem nas atividades leiloeiras. Os cinco artistas residentes que pretendam participar no último leilão devem inscrever-se no início da Noite Artística de Fim de Ano junto da Equipa de Organização.
Os três leilões serão intercalados com música, dança e, igualmente, um desfile de moda alusivo à capulana, considerada uma peça de arte moçambicana. Por fim, a Noite Artística de Fim de Ano, com entrada livre, oferecerá dois cocktails, um salgado e outro doce.
A Coordenação do CCP-Beira e a Coordenação da Associação Jovens da Diferença acreditam que será uma noite memorável para os artistas que poderão ver os seus ofícios artísticos legitimados, engrandecidos e, sobretudo, receber alguma recompensação que nos diz respeito a todos nós, em prol de uma sociedade que progride com e através da educação, da cultura e da arte.