Este ano, celebra-se o Centenário do nascimento do escritor José Saramago (16.11.22) e a Equipa do Camões I.P. afeta às Faculdades de Educação, em Quelimane, e de Letras e Humanidades, na Beira, da Universidade Licungo, vai juntar-se às comemorações que se veem brotar a uma escala mundial.

Os docentes e os estudantes do Curso de Português da Universidade Licungo e das demais instituições de ensino superior estão convidados a participarem em um Workshop dedicado à obra de Saramago “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, com a docente Celina Martins Santos, às 16h, no dia 28 de novembro, no Centro Cultural Português-Beira.

Pelas 17h30, o Prof. Doutor Carlos Reis apresentará algumas “Leituras de José Saramago”, em formato a distância, com transmissão online, através da nossa página do Facebook, e interação híbrida com os participantes no CLP-Quelimane.

Carlos Reis é ensaísta e professor português, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Professor de Teoria da Literatura, Teoria da Literatura Comparada, Introdução aos Estudos Literários e Literatura Espanhola (moderna e contemporânea) nesta Universidade antes de 1975, ministra a cadeira de Literatura Portuguesa (moderna e contemporânea).

Carlos Reis como prestigiado catedrático, tem sido professor convidado em muitas outras Universidades da Espanha, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América.

Especializado em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX e em Teoria da Narrativa, publicou sobre esta área vários livros de reconhecimento internacional e assinou dezenas de artigos em revistas universitárias.

É coordenador da Edição Crítica da Obra do escritor Eça de Queirós, da História Crítica de Literatura Portuguesa e da Área de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Aberta.