
Está aberta uma open call para um workshop-audição em Lisboa, coordenado por Panaibra Canda, em que será selecionada uma pessoa proveniente de Portugal para participar na Rede de Residências PALOP.
O alargamento da Rede de Residências PALOP ao território nacional acontece por iniciativa dos Estúdios Victor Córdon (EVC), e pretende promover a circulação e criação conjunta entre artistas de países africanos de Língua Oficial Portuguesa e artistas de Portugal.
A iniciativa nasce de um convite lançado pelos EVC à CulturArte para a ampliação do projeto RIR PALOP — Rede Internacional de Residências, implementado há vários anos por aquela instituição, e da necessidade dos Estúdios Victor Córdon darem continuidade ao fluxo de artistas participantes no programa Itinerários, realizado em parceria com o Camões, I.P., através do Centro Cultural Português em Maputo.
A estas três instituições juntaram-se entidades parceiras que partilham objetivos de programação, a saber, Teatro Viriato (Viseu), CRL - Central Elétrica /Circolando (Porto) e A Oficina/ Centro Cultural Vila Flor (Guimarães).
O(a) artista escolhido(a) no workshop-audição juntar-se-á aos(às) quatro participantes previamente escolhidos(a) por Panaibra Canda, provenientes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde.
No total, serão participantes na residência cinco artistas.
Ao longo de 5 semanas, estes(as) artistas desenvolvem trabalho colaborativo de criação nas residências artísticas programadas para Lisboa, Porto, Viseu e Guimarães. Paralelamente à criação, serão também promovidas mostras de resultados, conversas, workshops de danças dos países de proveniência dos(as) artistas convidados(as), formações nas áreas técnica, de produção e comunicação, e interações com artistas locais.
O programa, que decorre entre 23 de setembro e 30 de outubro, termina em Maputo com a apresentação pública do trabalho realizado ao longo das residências.
O workshop-audição terá lugar em Lisboa de 23 a 28 de setembro de 2024, e a open call está a decorrer entre 10 e 31 de julho.
As candidaturas fazem-se através do seguinte link: https://acesse.dev/EQPTO
Esta iniciativa tem o apoio da Direção-Geral das Artes.