No dia 9 de abril, às 17h00, por ocasião do Dia da Mulher Moçambicana, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe o Sarau Cultural Palavras são Palavras, dinamizado e apresentado por Énia Lipanga.
Segundo Palavra & Palavras Eventos, responsáveis pela organização desta iniciativa: “Comemoramos o dia 7 de abril, dia dedicado à Mulher Moçambicana, pelo seu papel preponderante na preservação e transmissão de valores cívicos e morais, assim como no fortalecimento da coesão e unidade das famílias, enquanto núcleo fundamental da sociedade. Nesta ocasião as mulheres celebram as conquistas e lutas pelos direitos humanos e pela igualdade de direitos. Mulheres artistas estão presentes na história das resistências feministas e populares ao redor do país, e do mundo. Através das suas vozes, palavras e criatividade irreverente, essas mulheres tratam das histórias e da realidade de luta dos povos e das outras mulheres ao seu redor. As mulheres são uma das maiores forças criativas por trás da indústria cultural. Mas, assim como em outros segmentos da sociedade, muitas mulheres não recebem o crédito merecido, seja a título de reconhecimento ou formalmente.”
Sobre o tema “Desabafo de Mulher”, este evento tem como objetivo promover um momento de partilha e manifestação artística. O sarau pode acolher poesia falada, leitura de livros, música acústica, cinema, fotografia, dança e também outras formas de arte como pintura, artesanato e teatro, sempre de uma perspetiva de tributo à mulher moçambicana. Nesta perspetiva, trata-se de uma iniciativa que visa resgatar a cultura de contar e ouvir histórias, recitar e escrever poesia, despertar o gosto pela leitura, pela música e teatro, desenvolvendo assim o interesse pelos(as) criadores(as) e, principalmente, motivar as pessoas a conhecer a diversidade cultural presente em Moçambique.
A partir das 16h00 do dia 9 de abril, estarão abertas inscrições para a participação neste evento. Na área da poesia, as duas melhores prestações garantirão vaga na 2ª eliminatória da 6ª edição do Moz Slam – Batalha de Poesia Falada.
A entrada é livre.
17h00 - 20h00