Nos dias 9 e 10 de dezembro, terão lugar em Maputo os últimos concertos do ano do Xiquitsi. A Temporada de Música Clássica Xiquitsi inicia no dia 9 de dezembro, às 19h30, na Igreja Santo António do Polana, com direção orquestral de Estevão Chissano e entrada livre. No dia 10 de dezembro, terá lugar um concerto de encerramento do ano letivo, no Cine Teatro Scala, com Direção Orquestral de Kika Materula e participação dos solistas Wazimbo, Aniano Tamele e Marlene Preta Negra. A entrada do concerto no Cine Teatro Scala é 500 meticais.

A Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana criou em 2013 o Xiquitsi, um projeto social de ensino coletivo de música, dirigido a crianças e jovens entre 6 e os 25 anos.  O Xiquitsi tem duas vertentes principais de ação: a formação de orquestras e coros de Moçambique e a realização das Temporadas de Música Clássica.

Além de objetivos culturais e de desenvolvimento artístico, o projeto Xiquitsi tem propósitos sociais claros: a inserção social bem como a capacitação profissional de jovens e crianças. Os alunos são maioritariamente provenientes de camadas sociais menos favorecidas que têm, através do Xiquitsi, acesso livre e gratuito ao ensino de música, apoio na alimentação e transporte.

Após 9 anos de existência, o Xiquitsi é hoje um elemento incontornável no cenário da música clássica na cidade de Maputo e no país, tendo desde o ano passado expandido a experiência com o projeto Cantate nas províncias de Nampula (cidade de Nampula, Lumbo e Ilha de Moçambique) e de Cabo Delgado (Pemba).

O projeto Xiquitsi tem vindo a beneficiar de apoio do Governo Português, através da Embaixada de Portugal/ Camões – Centro Cultural Português em Maputo que anualmente atribui parte do orçamento do seu plano de atividades às iniciativas deste projeto, bem como promove residências criativas e formativas em Portugal para músicos. Este apoio têm ainda permitido trazer de forma sistemática formadores (maestros e solistas) que além de participarem no calendário de concertos desenvolvem  ações de formação.