Em 2016, “paz”, em 2017 “tseke” e em 2018 "resiliência", foram eleitas PALAVRA DO ANO® em Moçambique. Qual será a escolhida de 2019? A votação já iniciou em www.palavradoano.co.mz, após a divulgação, no dia 1 de Novembro, das 10 palavras candidatas.
Esta iniciativa da Plural Editores em conjunto com o o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, local onde decorrerá a divulgação da palavra vencedora, com o apadrinhamento já habitual de Roberto Chitsondzo, vai no seu quarto ano e está para ficar.
A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa com a marca registada da Porto Editora e tem como principal objectivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.
O período de sugestões começa em Maio de cada ano e prolonga-se até o final do mês de Outubro, altura em que a Plural Editores anuncia a lista de 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO®, definidas a partir das sugestões dos internautas mas também com base no estudo da frequência e distribuição do uso das palavras, da monitorização da comunicação social e das redes sociais e, ainda, dos acessos e consultas aos dicionários digitais do grupo Porto Editora.
Eis as 10 palavras candidatas de 2019:

catástrofe; eleições; extradição; instabilidade; investimento; pastor; prisão; reconciliação; tráfico; xenofobia.