Workshop de criação de instrumentos musicais em ambiente 3D aborda um processo de criação que recorre a tecnologias de modelação 3D, teste e simulação, fabricação digital e produção de música partindo de um domínio virtual e terminando no domínio físico. Depois de uma introdução ao processo de criação da série INSTRMNTS de Victor Gama com demonstrações do uso de ferramentas de modelação 3D e análise de comportamentos vibracionais e acústicos, os participantes são convidados a desenhar os seus próprios instrumentos. Conceitos, ideias ou histórias são pontos de partida para se chegar a desenhos de novos instrumentos que podem ser refinados e modelados digitalmente usando alguns dos comandos da ferramenta Rhino 3D. O workshop é desenvolvido através de uma constante discussão e visualização dos vários tópicos abordados. Numa fase conclusiva os participantes são convidados a montar e a tocar um dos instrumentos daquela série.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: folhas A4, lápis e borrachas

Candidaturas aqui. 

Victor Gama nasceu em Angola e vive atualmente entre Luanda, Bruxelas e Lisboa. O seu trabalho de composição musical intersecta áreas tão diversas como música, imagem, gravação de campo, instalação áudio e vídeo e desenho de instrumentos musicais contemporâneos. Gama tem vindo, ao longo dos anos, a atrair encomendas por parte de alguns dos ensembles e instituições de prestígio mundial como a Chicago Symphony Orchestra, a Kronos Performing Arts Association, o National Museums of Scotland, o Tenement Museum de Nova Iorque, a Prince Claus Fonds, o Amsterdam Fonds for the Arts, a Royal Opera House de Londres ou o Kennedy Center em Washington DC.
Formado em Egenharia de Electrónica e com um mestrado em Organologia e Tecnologia da Música pela faculdade Sir John Cass of Art, Architecture and Design da Universidade Metropolitana de Londres, foi recentemente artista convidado no Center for Computer Research in Music and Acustics da Universidade de Stanford na Califórnia e no MIT Center for Arts Science and Technology. Compôs para o Kronos Quartet a peça Rio Cunene, estreada por aquele quarteto no Carnegie Hall em Nova Iorque com estreia europeia no Centro Cultural de Belém. A peça multimedia Vela 6911, estreou no Harris Theater de Chicago em março de 2012 sob encomenda da Orquestra Sinfónica de Chicago e MusicNOW e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que a apresentou em 2013. Vela 6911 foi apresentada recentemente no Dinkelspiel Auditorium em Stanford e na Hous der Kultur der Welt em Berlim. A sua ópera multimedia 3 mil RIOS estreou em 2016 no Grande Auditório Gulbenkian sob encomenda daquela Fundação. Em 2017 apresentou a peça Aisa Tanaf: the Book of Winds no Kennedy Center com músicos da National Symphony Orchestra dirigida por Edwin Outwater. As suas peças são quase sempre acompanhadas por um trabalho de vídeo experimental com um carácter sócio ambiental.

Esta iniciativa insere-se no programa do Festival Maputo Fast Forward 2021 que conta com o patrocínio do Camões - Centro Cultural Português em Maputo.

16h00