CELEBRANDO 130 anos da cidade de Maputo e o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Depois do grande sucesso da 1ª série de Concertos em Maio passado, a Kulungwana apresenta de 3 a 6 de Agosto a 2ª série de Concertos da Temporada de Música Clássica de Maputo 2017.
À semelhança da série anterior, a associação Kulungwana em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, dedica esta Temporada aos cidadãos de Maputo. Uma ação que se insere nas celebrações dos 130 anos da Cidade. Simultaneamente, a 2ª série é também dedicada aos 130 anos de nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), considerado um dos nomes mais importantes da música erudita brasileira, com um importante repertório executado no circuito dos mais prestigiados teatros de todo o mundo. No âmbito destas celebrações, o Xiquitsi conta com a presença do Quarteto de Cordas do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Nesta série, a voz humana será o instrumento protagonista, sendo apresentada nos dias 3 e 4 com a “Noite de Opera” e no dia 5 com a “Tradicional Noite Clássica”. Esta série de concertos terá lugar no Teatro Avenida, às 19h30, onde ouviremos a voz Sul Africana de Minette du Toit-Pearce - mezzo-soprano, da Portuguesa Maria Guimarães - soprano, do Norueguês Mikkel Skorpen - tenor e do Espanhol Luís Llaneza - barítono. Entre as vozes Moçambicanas poderemos contar com as dos alunos do Xiquitsi Márcia Massicame - soprano, Timóteo Bene Júnior – tenor e Isolina Guiambula- mezzo soprano.
O Xiquitsi convida ainda alguns instrumentistas reconhecidos a nível internacional pelo seu trabalho no mundo da música clássica. Do Brasil Cláudio Cohen (Maestro e violinista), Rodolpho Borges (violoncelista), Márcio da Costa (violetista) e Lilian Raiol- (violinista); do Japão Maya Egashira (violinista e violetista); de Portugal Silvia Cancela- (flautista) e Carlos Pereira na Direção Coral; de França Aldo Salvetti (oboísta); da África do Sul Philippus Hugo (pianista); de Moçambique Kika Materula (oboísta) e conta ainda com a presença da Orquestra e do Coro Xiquitsi.
Esta série encerra com um concerto comentado para os pequenos e graúdos intitulado “Tarde para Pais e Filhos” no dia 6 de Agosto, às 16h00, no Centro Cultural Brasil- Moçambique. Este último contará com a presença de todos os músicos envolvidos nesta série e será comentado pela Directora do Xiquitsi Kika Materula e pelo Maestro Brasileiro Cláudio Cohen.
Para mais informação: http://xiquitsi.org.mz/