Imagem_Link 1_Ensinar Lingua Portuguesa em Mocambique

Ensinar Língua Portuguesa em Moçambique: textos selecionados das VII Jornadas da Língua Portuguesa reúne artigos científicos relacionados com o contexto moçambicano, escritos maioritariamente por autores que investigam e lecionam em Moçambique no âmbito das VII Jornadas da Língua Portuguesa, que se realizaram dias 2 e 3 maio de 2013. Nesta sétima edição, as Jornadas da Língua Portuguesa internacionalizaram-se, alargando a temática da sua reflexão ao espaço da África Austral, criando assim um espaço de partilha e divulgação de trabalhos produzidos nas áreas da didática, formação e investigação sobre a Língua Portuguesa em contexto africano.

Imagem_Link 2_Ensino da Lingua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais

A obra Ensino da Língua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais apresenta um conjunto de artigos científicos da autoria de professores e investigadores moçambicanos e portugueses, apresentados nas VIII Jornadas da Língua Portuguesa, que decorreram em Nampula, nos dias 4 e 5 de maio de 2015. Os textos que constituem esta obra versam sobre investigações e/ou experiências pedagógicas centradas no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, sendo diversas as temáticas abordadas: o ensino bilingue, as dimensões da Didática, a supervisão pedagógica, a escrita académica, a relação entre as abordagens pedagógicas e as políticas linguísticas, os materiais de ensino-aprendizagem da língua, o papel social da língua portuguesa e as imagens das línguas, numa perspetiva multicultural e de compreensão intercultural inerente ao contexto africano.

lingualiteraciasecxxi

A obra Língua e Literacia(s) no Séc. XXI, organizada pela rede de Leitores do Camões em Moçambique – Conceição Siopa, José Salvador Marques, Ana Catarina Monteiro e Paulo Serra, tem como objetivos a divulgação do conhecimento que se vem produzindo na área temática da língua portuguesa e do desenvolvimento da(s) literacia(s), assim como a promoção de uma reflexão em torno dos contributos que a universidade pode dar para a formação da futura geração. A primeira parte deste livro inclui 5 artigos que abordam a temática do diálogo intercultural, dos contextos multilingues e multiculturais, assim como as particularidades do Português de Moçambique. Seguem-se 4 artigos que abordam a temática do ensino da língua portuguesa em contexto moçambicano, centrando-se na aplicação da pedagogia do género textual ao ensino e desenvolvimento das literacias em língua portuguesa, em Moçambique. Na terceira e última parte desta publicação incluem-se 3 artigos da área da crítica literária, versando obras da literatura em língua portuguesa sobre Ungulani Ba Ka Khosa, Aldino Muianga e Agostinho Neto.